Educação para o Desenvolvimento Sustentável (PIAP-EDS)

Programa Internacional de Aperfeiçoamento Profissional (PIAP)

Unesco Chair logo ENG 2016“Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável.”
Princípio 14 – Carta da Terra

Período

Maio – Novembro

Local

Virtual

Descrição do Programa

DSC02963Enfrentar os desafios globais atuais requer novas formas de pensar e agir. A educação tem um potencial de contribuir de maneira significativa com processos de conscientização e transformação social, bem como fomentar as mudanças de paradigma necessárias para uma vida sustentável. Para isto é preciso fortalecer o papel da educação, e, por sua vez dos docentes, para a construção de comunidades mais fortes, saudáveis, justas, sustentáveis e pacíficas.

Este programa busca ampliar a compreensão dos docentes sobre os temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e fortalecer suas capacidades para incorporar, de maneira transversal, os valores e princípios da sustentabilidade na sua prática educativa e em seus programas de ensino. O programa oferece um espaço para que os participantes obtenham conhecimentos e desenvolvam um sentido de cidadania planetária juntamente com habilidades, atitudes e valores para a sustentabilidade.

O programa tem duração de seis meses e é oferecido no formato a distância. Compõem-se de cinco cursos on-line e seis seminários em tempo real.  A carga horária do programa é de 140 horas.

A Carta da Terra será utilizada como eixo orientador da visão de sustentabilidade, bem como será utilizada como instrumento para o diálogo sobre princípios e valores, reflexão crítica e orientação de ações responsáveis.

Encontre aqui o folheto deste programa

Objetivos

Fortalecer os conhecimentos, as capacidades e habilidades dos educadores para implementar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável em seus programas de ensino e suas áreas de atuação, oferecendo um espaço de diálogo e atualização profissional sobre processos pedagógicos que respondam às novas orientações e necessidades de educação para a sustentabilidade.

DSC02591Especificamente, o programa busca:
•Oferecer instrumentos metodológicos e pedagógicos que possam ser utilizados em atividades de educação para a sustentabilidade de maneira integral e transversal, bem como incorporar os valores e princípios da sustentabilidade em processos e programas de educação;
•Aprofundar o conhecimento dos estudantes e participantes do programa sobre a sustentabilidade e cidadania global tendo como base a Carta da Terra;
•Fortalecer as capacidades dos educadores para implementar programas e ações de educação para a sustentabilidade fundamentado em valores;
•Identificar ferramentas metodológicas que podem ser usadas na educação;
•Estimular o compartilhamento de experiências e práticas no âmbito da educação entre os países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe).

Os participantes que completem com êxito este Programa, serão convidados a fazer parte da Rede Educadora da Carta da Terra.

Perfil dos Participantes

Este programa é dirigido a profissionais ou acadêmicos da área de educação, tanto de nível pré-escolar, escolar, ensino médio ou superior e educação não formal. Profissionais que buscam aperfeiçoamento de sua carreira e que tenha interesse por promover e praticar a sustentabilidade no seu entorno.