Enfrentar os desafios globais atuais requer novas formas de pensar e agir. A educação tem um potencial de contribuir de maneira significativa com processos de conscientização e transformação social, bem como fomentar as mudanças de paradigma necessárias para uma vida sustentável. Para isto é preciso fortalecer o papel da educação, e, por sua vez dos docentes, para a construção de comunidades mais fortes, saudáveis, justas, sustentáveis e pacíficas.
Enfrentar os desafios globais atuais requer novas formas de pensar e agir. A educação tem um potencial de contribuir de maneira significativa com processos de conscientização e transformação social, bem como fomentar as mudanças de paradigma necessárias para uma vida sustentável. Para isto é preciso fortalecer o papel da educação, e, por sua vez dos docentes, para a construção de comunidades mais fortes, saudáveis, justas, sustentáveis e pacíficas.
Este programa busca ampliar a compreensão dos docentes sobre os temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e fortalecer suas capacidades para incorporar, de maneira transversal, os valores e princípios da sustentabilidade na sua prática educativa e em seus programas de ensino. O programa oferece um espaço para que os participantes obtenham conhecimentos e desenvolvam um sentido de cidadania planetária juntamente com habilidades, atitudes e valores para a sustentabilidade.
A Carta da Terra será utilizada como eixo orientador da visão de sustentabilidade, bem como será utilizada como instrumento para o diálogo sobre princípios e valores, reflexão crítica e orientação de ações responsáveis.
Objetivos
Fortalecer os conhecimentos, as capacidades e habilidades dos educadores para implementar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável em seus programas de ensino e suas áreas de atuação, oferecendo um espaço de diálogo e atualização profissional sobre processos pedagógicos que respondam às novas orientações e necessidades de educação para a sustentabilidade.
Especificamente, o programa busca:
- Oferecer instrumentos metodológicos e pedagógicos que possam ser utilizados em atividades de educação para a sustentabilidade de maneira integral e transversal, bem como incorporar os valores e princípios da sustentabilidade em processos e programas de educação;
- Aprofundar o conhecimento dos estudantes e participantes do programa sobre a sustentabilidade e cidadania global tendo como base a Carta da Terra;
- Fortalecer as capacidades dos educadores para implementar programas e ações de educação para a sustentabilidade fundamentado em valores;
- Identificar ferramentas metodológicas que podem ser usadas na educação;
- Estimular o compartilhamento de experiências e práticas no âmbito da educação entre os países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe).
Os participantes que completem com êxito este Programa, serão convidados a fazer parte da Rede Educadora da Carta da Terra.
Perfil dos Participantes.
Este programa é dirigido a profissionais ou acadêmicos da área de educação, tanto de nível pré-escolar, escolar, ensino médio ou superior e educação não formal. Profissionais que buscam aperfeiçoamento de sua carreira e que tenha interesse por promover e praticar a sustentabilidade no seu entorno.
Temas
- A Situação Global: Compreendendo a Insustentabilidade e a Sustentabilidade do Planeta
Objetivo: Entender e refletir sobre o conceito de sustentabilidade, as causas da insustentabilidade das sociedades atuais, os grandes desafios e dilemas globais para abordá-los.
Facilitadora: Rose Marie Inojosa. - A Carta da Terra: Valores e Princípios Éticos da Sustentabilidade
Objetivo: Conhecer, refletir, analisar e dialogar em profundidade sobre os valores e princípios da sustentabilidade emoldurados na Carta da Terra. Explorar o papel desta como uma nova ética de cidadania global que oferece uma abordagem integral sobre a educação para a sustentabilidade.
Facilitadora: Cristina Moreno.
Seminário: A Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Âmbito das Políticas Internacionais – 11 de agosto. - Pedagogias para a Educação Transformadora
Objetivo: Conhecer, refletir e dialogar, a partir da teoria e da prática, sobre os novos paradigmas educativos e as pedagogias e metodologias que devem ser considerados no contexto da EDS e que podem promover a transformação do indivíduo e, em consequência, de sua comunidade.
Facilitadoras: Daniela Carvalho e Rose Marie Inojosa. - Competências do Educador para realizar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Objetivo: Identificar as habilidades necessárias para abordar a sustentabilidade e transformar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável em práticas, refletindo a partir de exemplos de boas práticas.
Facilitadora: Mirian Vilela e Daniela Carvalho.
Requisitos para completar o PIAP-EDS e obter o certificado
a) Concluir todos os cursos e atender aos requisitos mínimos indicados.
b) Implementar o projeto final e apresentar o relatório final.
Parceiros
Cátedra UNESCO
Este programa foi desenvolvido no âmbito da Cátedra UNESCO de Educação para o Desenvolvimento Sustentável com a Carta da Terra. Esta Cátedra UNESCO desenvolve programas educacionais e atividades de investigação relacionadas com a educação, sustentabilidade e ética usando a Carta da Terra como base.
Centro Carta da Terra de Educação para o Desenvolvimento Sustentável
O Centro Carta da Terra de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecido pela Carta da Terra Internacional, tem como missão “promover uma transição para estilos de vida mais sustentáveis e uma sociedade global baseada em um marco ético comum, que inclua o respeito e um cuidado para a comunidade de vida, a integridade ecológica, os direitos humanos universais, o respeito à diversidade, justiça econômica, democracia e uma cultura de paz”, com um enfoque especial na educação.
O Centro oferece programas executivos para profissionais, cursos para jovens, oficinas, bem como desenvolve projetos de pesquisa colaborativa.
Universidade para a Paz
A Universidade para a Paz (UPAZ), que foi instituída por um acordo internacional, adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em sua resolução 35/55 de 05 de dezembro de 1980, a qual estabelece sua missão de “fornecer à humanidade uma instituição internacional de ensino superior para a paz com o objetivo de promover entre todos os seres humanos um espírito de compreensão, tolerância e coexistência pacífica, para estimular a cooperação entre os povos e para ajudar a diminuir os obstáculos e ameaças à paz e progresso do mundo, de acordo com as nobres aspirações proclamadas na Carta das Nações Unidas”.
A UPAZ oferece programas de mestrado em Educação para a Paz, Estudos de Paz Internacional e Mediação de Conflitos para estudantes de todo o mundo. Os estudantes tem a oportunidade de receber uma educação em um ambiente único, com uma combinação de perspectivas multiculturais, teorias e aplicações práticas.
Facilitadoras
Cristina Moreno
Read more Close description
Cristina Moreno Com 34 anos de experiência empresarial e docência no Instituto Politécnico da Universidade Católica de MG e na Universidade Federal de MG. Atualmente é consultora de empresas com foco em gestão estratégica para sustentabilidade, incluindo processos de mudança organizacional, desenvolvimento de pessoas, lideranças para sustentabilidade, criação de redes de sustentabilidade e visão de stakeholders, comunicação sustentável e indicadores de sustentabilidade. É formada em Engenharia Química pela UFMG, com pós-graduação em Engenharia Térmica e Engenharia Econômica. Na área de gestão participou, entre outros, do Programa de Gestão Avançada / INSEAD/FDC – Fontainebleu / França, 1991 e do Ethical Pioneers / Schumacher College – Totnes / Inglaterra, 2007, este último relacionado à sustentabilidade.
Daniela Carvalho
Read more Close description
Daniela Carvalho Educadora, mediadora e investigadora das interações humanas. É brasileira e escolheu Costa Rica para viver e com-viver. Crê firmemente no potencial humano de construir sociedades pacíficas. É doutoranda em Educação e Mediação Pedagógica, é Mestre em Resolução de Conflitos, Paz e Desenvolvimento pela Universidade para a Paz. Tem especialização em Educação de Adultos e Processos Grupais pela SBDG, pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas pela FAE Business School e Certificação Internacional em Análise Transacional – Área Organizacional. Desde 1999, atua em organizações públicas e privadas, liderando processos de aprendizagem para o desenvolvimento pessoal e coletivo. É docente em cursos de especialização e de aprimoramento presenciais e a distância desde 2008.
Mirian Vilela
Read more Close description
Mirian Vilela Diretora Executiva da Secretaria Internacional da Carta da Terra e do Centro Carta da Terra para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Universidade para a Paz. Atualmente coordena a Cátedra UNESCO de Educação para o Desenvolvimento Sustentável com a Carta da Terra. Entre 2005 e 2014 foi membro do Grupo de Referência para a Década de Educação da UNESCO para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS). Mirian é profesora na Universidade para a Paz e desde 1996, facilitou inúmeras oficinas, cursos e seminários internacionais sobre valores e princípios da sustentabilidade. É mestre em Administração Pública da Kennedy School of Government da Universidade de Harvard, e está concluindo seu doutorado em Educação e Mediação Pedagógica.
Rose Marie Inojosa
Read more Close description
Rose Marie Inojosa Mestre em Ciências da Comunicação pela USP/SP e PHD em Saúde Pública pela USP/SP. Atual assessora técnica do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Brasil. Diretora da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ), em São Paulo, Brasil, de 2006 a 2012 e em 2017. Especialista em planejamento e gestão. Tem artigos publicados em livros e revistas científicas sobre transdisciplinaridade, gestão pública, promoção da saúde, cultura de paz e educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável.